sexta-feira, 23 de abril de 2010

Petra,a cidade esculpida na pedra

Petra,a cidade esculpida na pedra
Petra(do grego πέτρα, petra) é um importante enclave arqueológico na Jordãnia,situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.Em 7 de julho de 2007 foi considerada, numa cerimónia realizada em Lisboa,Portugal uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

Antecedentes
A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas,recebendo o nome de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas , mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo império persa.Importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco(Síria) durante o século VI a.C., Edom foi colonizada pelos Nabateus(uma das tribos árabes), o que forçou os Edemitas a mudarem-se para o sul da palestina.

Fundação

O ano 312 a.C. é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. Durante o período de influência helenística dos Selêucidas e dos Ptolomaicos , Petra e a região envolvente floresceram material e culturalmente, graças ao aumento das trocas comerciais pela fundação de novas cidades: Rabbath 'Ammon (a moderna Amã) e Gerasa (actualmete Jerash).

Devido aos conflitos entre Selêucidas e Ptolomaicos, os Nabateus ganharam o controle das rotas de comércio entre a Arábia e a Síria. Sob domínio nabateu, Petra converteu-se no eixo do comércio de especiarias , servindo de ponto de encontro entre as caravanas provenientes de Aqaba e as de cidades de Damasco e Palmira.

O estilo arquitectónico dos Nabateus, de influência greco-romana e oriental, revela a sua natureza activa e cosmopolita. Este povo acreditava que Petra se encontrava sob a protecção do deus dhû Sharâ (Dusares, em grego)

Época Romana

Entre os anos 64 e 63 a.C., os territórios nabateus foram conquistados pelo general Pompeu e anexados ao Império Romano na sua campanha para reconquistar as cidades tomadas pelos Hebreus.Contudo, após a vitória, Roma concedeu relativa autonomia a Petra e aos Nabateus, sendo as suas únicas obrigações o pagamento de impostos e a defesa das fronteiras das tribos do deserto.

No entanto, em 106 d.C. ,Trajano etirou-lhes este estatuto, convertendo Petra e Nabateia em províncias sob o controlo directo de Roma (Arábia Petrae).Adriano,seu sucessor, rebaptizou-a de Hadriana Petrae, em honra de si próprio.

Época Bizantina
Em 380 d.C., o Cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano, o que teve as suas repercussões na região de Petra. Em 395,Constantino fundou o Império Bizantino,com capital em Constatinopla (actual Istambul).

Petra continuou a prosperar sob o seu domínio até o ano em que um terremoto destruiu quase metade da cidade. Contudo a cidade não morreu: após este acontecimento muitos dos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, em particular igrejas e edifícios públicos.

Em 551, um segundo terremoto (mais grave que o anterior) destruiu a cidade quase por completo. Petra não conseguiu se recuperar desta catástrofe, pois a mudança nas rotas comerciais diminuíram o interesse neste enclave.

A Redescoberta de Petra

As ruínas de Petra foram objecto de curiosidade a partir da Idade Média,atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egipto,no princípio do seculo XIII.O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwing Burckhardt(1812),tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernest Brünnow e Alfred von Domaszewski, publicado na sua obra Die Provincia Arabia (1904).

Petra Hoje

A 6 de Dezembro de 1985 Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.Em 2004,o governo jordano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto-estrada que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.A 7 de julho de 2007,foi eleite em Lisboa,no Estádio da Luz,uma das novas sete maravilhas do mundo.


Curiosidade:Petra serviu de palco para filmes famosos,como Indiana Jones e a Ultima Crusada e Transformers 2.

0 comentários:

Postar um comentário